Categorias
dica

Aprendendo com Eles, Sobre Eles

Aprendendo com eles, sobre eles

Sabe por que os cães parecem nos compreender tão bem? Porque eles nos observam o tempo todo, mesmo quando achamos que estão longe, distantes em suas atividades corriqueiras, ou no recolhimento sossegado dos seus cochilos. Se olharmos bem, mesmo nestes momentos, as orelhas, vez por outra, movem-se ao perceber um som, na maioria das vezes inaudível para nós; perceberemos na tranquilidade do sono entrecortado por suspiros, um focinho movendo-se freneticamente enquanto identifica quem chega e quem sai, se vai chover ou se os ventos que o crepúsculo traz consigo prenunciam uma noite fria ou enluarada e quente; se o dia que se aproxima será de sol e calor, se é chegado o momento de aproximar-se da mesa ou manter-se afastado dela.

Observar para melhor compreender nossos amigos peludos

É, seria interessante observarmos os cães com mais atenção e cuidado. De fato, ficaríamos muitíssimo impressionados com a quantidade de informações e interações possíveis quando do contato mais estreito com os nossos amigos peludos. Infelizmente porém, a realidade é bem distinta do ideal, e o preço que pagamos por investirmos muito pouco tempo com os nossos amigos de quatro patas é a falta de uma compreensão mais clara do seu comportamento; observo isso todos os dias na lida com os cães e seus donos. As interpretações de alguns comportamentos dos cães por parte dos seus donos são tão distantes daquilo que os cães realmente desejam transmitir que eu as denominaria “abismais”.

Aprendendo enquanto apenas observamos

Experimente deter-se diante do seu cão por alguns minutos e observe-o. Faça isso por alguns dias. Não fale nada, não faça nada, apenas observe. Você ficará admirado com as descobertas que irá fazer e não demorará muito para começar a compreender claramente algumas atitudes e intenções do seu cão, só observando-o! Em muito pouco tempo você aprenderá, por exemplo, que quando um cão dominante coloca a cabeça dele embaixo da sua mão, ele não está pedindo carinho, mas sim exigindo-o. Neste caso, você deverá assumir – ou reassumir – a condição de líder (retomando para si a dominância) com uma ação simples: este cão só poderá receber carinho depois de aceitar algum comando (por exemplo, “senta”).

Invista algum tempo com o seu cão e aprenda com ele, sobre ele mesmo.

Até a próxima!

Por Edson Luis

Edson Luis Rodrigues, 53 anos, é brasileiro, natural de Maringá, PR, graduado em Missiologia pela IPIB. Apaixonado por cães e entusiasta da cinofilia desde muito cedo, no Exército conheceu adestramento de cães para fins militares e depois de deixar as forças armadas direcionou os conhecimentos para fins civis, especializando-se na área comportamental canina. Além dos cães, gosta de leitura, esportes em geral (embora não pratique tanto quanto gostaria e deveria), filmes de vários gêneros e do mar, cuja relação já foi mais estreita. É casado com a Cláudia e pai do Thomás e do Henrique.

2 respostas em “Aprendendo com Eles, Sobre Eles”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *